Lara Cupên

FOTÓGRAFA

Sou Lara Cupên,
o segundo nome ganhei ao ser batizada na aldeia Manoel Alves pela indígena Carmelita Cupên.
Sou Artista Visual, mãe de três e atuante como fotografa indigenista da etnia Krahô, em Tocantins.
Minha historia com os indigena começou aos 19 anos quando fui morar na amazônia em uma ONG.
Trabalhei 10 anos como professora de artes em projetos sociais para crianças ribeirinhas, moradoras de rua e do lixão.
Na arte encontrei a forma de expressar e comunicar o que no peito bate, me desafiando a mostrar através de imagens o que sinto.
Conhecer a pluralidade, culturas, as diversas formas de se pensar a vida e se manifestar como ser humano, me encanta! Me ver como diferente e igual ao mesmo tempo, é o que me inspira! Vejo em cada olhar e em cada historia um pedacinho de mim.
Exposições
Fé Cega, Faca Amolada
Bogotá, Colombia
Exposição das fotos indigenas em conjunto com trabalhos de Liss Cosmo, David Salvador e Thiago Barcelos, onde foi retratado atravez de imagens documentais, as consequências ambientais e psicológicas do ano de 2022.
Poética Cinematografica
Praia do Rosa, Santa Catarina
Exposição Poética Cinematografica da Aldeia Krahô no Bistrô Bromelia, com venda das imagens e artesanatos indigenas para colaboração da casa de artesanato Amxôkwyj.
Retalhos de Violência
Museu Escola
Catarinense, Florianopolis
Trabalho artístico sobre violencia obstétrica: Retalhos de muitos pedaços de lençois costurados formando um só lençol, cheio de sangue e com escritas de relatos de mulheres sobre as violências obstetricas que sofreram.
Exposição Coletiva
Armazém, Florianopolis
Exposção Coletiva de trabalhos artisticos, onde expus trabalhos de xilogravura que retratavam a tematica do tempo e muitas relações possiveis desse tema.